08/09/2008

Ultamatix: O sucessor do Automatix

Quantos de vocês não tiverem pena que o Automatix tivesse suspenso a sua actividade? Muitos concerteza!

O Automatix é (foi) uma ferramenta que automatiza a instalação de aplicações adicionais como por exemplo: codecs, bibliotecas, fontets, controladores/drivers, entre outros. Esta ferramenta, de grande utilidade para os utilizadors do K/Ubuntu, foi descontinuada a partir da versão 8.04, devido a falta de disponibilidade da equipa Automatixa para continuar o seu desenvolvimento.

Mas... em Julho deste ano (2008) surgiu uma luz ao fundo no tunel, o Ultamatix. Esta nova ferramenta pode mesmo ser a sucessora do Automatix. e foi lançada para as versões K/Ubuntu, Ubuntu Ultimate e Debian Unstable.

Permite, até à data, a instalação de 101 aplicativos, de onde destacamos alguns:
  • Media Players and Editors; Adobe Acrobat Reader; Additional fonts, MS fonts, and Red Hat Liberation fonts; Additional archiving tools (rar, unrar, ace, and 7zip, etc.); Skype; Google Earth; DVD Ripping software; Codecs and Plugins; Google Picasa; Wine & Wine doors; NON-FREE w32codecs and DVD codecs; openOffice Clipart; Alien Arena 2007 Game; Amoebax Game; ATanks Game; NTFS Read / Write Support;
Podem conferir o resto dos aplicativos suportados em http://ultamatix.com/.

Em termos de instalação, é muito simplificada, e depois de instalado, é disponibilizado uma vasta gama de ferramentas, aplicativos e jogos! Sim, leram bem, Jogos!

Então vamos lá instalar isto:
1 - Descarregar do sitio Web: http://ultamatix.com/#download.
2 - Correr o ficheiro descarregado (pacote .DEB).

O próximo passo é usufruir de todas a aplicações disponibilizadas pelo Ultamatix :).

Como nem "tudo são rosas", a equipa Aventux, alerta para o facto de alguns codecs poderem não ser de distribuição livre no nosso país, é conveniente informarem-se sobre a possível necessidade de pagarem direitos de autor.
Outro senão, é que a utilização de repositórios não oficiais pode trazer problemas, pois, alguns podem não ser fidedignos.
À parte destas desvantagens, continuamos a aconselhar, por isso experimentem e depois venham aqui comentar a vossa experiência.



4 comentários:

Anónimo disse...

Muito legal... poderia falar mais a fundo sobre ele..
Abraços

Paulo Gomes disse...

@jef
Certo meu... vou arranjar um tempito para deixar aqui mais informação :)
1abr

Anónimo disse...

Olá Paulo! Me parece que o automatix continua sendo desenvolvido somente para o Pioneer Linux. De qualquer forma estamos bem servidos com o Ultamatix e com o " Script Ubuntu Perfeito" (Excelente)
P.s: Gostei da divulgação do automatix, Peguei emprestado e adicionarei tambem no meu blog.

Sucesso, Paz e saude em 2009!

Paulo Gomes disse...

@Balbino

Sim sim... parece que sim. Mas no site tb diz que dá para Ubuntu 8.04!
Eu testei no meu Kubuntu 8.10 e tb rulaa :)

abr
Paulo Gomes