29/05/2013

Xubuntu vs Lubuntu 13.04

Saiu recentemente a nova versão do Ubuntu, (13.04) denominada de Raring Ringtail. A par deste lançamento foram também atualizadas as distros baseadas no Ubuntu, como o Lubuntu e o Xubuntu, que incorporam outros ambientes gráficos, como o LXDE e XFCE respetivamente.

Estes ambientes caracterizam-se por serem leves do ponto de vista de requerem poucos recursos de hardware. Desta forma, temos duas distros totalmente atuais, i.e, onde ferramentas de administração, navegador de internet, produtividade, entre outras, foram atualizadas, e ainda conseguimos pôr isto tudo a funcionar num PC ou portátil mais antigo. 
Eu instalei estas duas distribuições num Netbook Elonex (1GB Ram e 1.6 GHZ CPU - fraquinho :P) e utilizei como discos, memórias flash USB de 4GB (aquilo que toda gente chama de pens :P).

.Instalação em memórias flash de 4GB
Uma dificuldade que tive para instalar estas distros em memórias USB de 4GB foi que os requisitos mínimos de espaço eram 5GB! Achei isto um pouco estúpido visto que são viradas para computadores com hardware limitado. De qualquer forma há volta a dar, basta, ao invés de descarregarem o ISO do Lubunto ou do Xubuntu descarregar a versão mini (mini.iso) do Ubuntu e durante a instalação escolhem o ambiente que desejam (Lubuntu, Xubuntu ou outro) e desta forma conseguem instalar sem o requisito de 5GB.

.A minha apreciação sobre o Lubuntu vs Xutuntu

Xubuntu: Interface muito simples, bonita e apelativa e fácil de utilizar. Deu para diminuir o tamanho da barra do titulo das janelas e da barra de tarefas muito facilmente - isto foi útil para aumentar um pouco a área do meu ecrã, visto tratar-se de um portátil de 10". Sim, foi só um pouco, mas num netPC toda a área a mais é bem vinda! :)
Apesar de ter instalado o Libreoffice 4, as aplicações base são mais que suficientes para ter num PC com pouco processamento. A configuração e personalização do ambiente de trabalho é simples e tem muitas opções. Traz o GIMP, Abiword, GNumeric, centro de software UBUNTU, etc. O ambiente gráfico é tão agradável e simples que nem parece um sistema operativo virado para computadores com caracteristicas limitadas. 
Em termos de desempenho achei-o bastante robusto e para mais estava num portátil "fraquinho".

Lubuntu: Interface simples, fácil de usar e personalizar. Quanto a produtividade traz o Abiword e o GNumeric, de qualquer forma instalei o Libreoffice 4 que funcionou lindamdente. Traz também bastantes jogos para a malta se entreter :P.
Em termos de desempenho esperava que fosse melhor que o Xubuntu, uma vez que graficamente não é tão agradável, dando impressão em certos menus/icons que é um ambiente gráfico antigo.
Apesar de desempenhar bem a sua função a minha escolhe recairia sobre o Xubuntu, pois tenho o mesmo desempenho com uma interface gráfica mais evoluída e agradável.

0 comentários: