16/03/2012

Se trabalha com mais que um computador na sua secretária, com certeza que já sentiu necessidade de um utilitário que partilhe o teclado e rato entre eles.
O Synergy permite muito facilmente colmatar esta necessidade.
Na figura seguinte pode ver um exemplo da utilização desta "pequena maravilha".
A sua utilização é livre pois é uma aplicação Open Source e está disponível para várias plataformas, tais como Linux, MAC OS X e Windows.
Neste artigo vou explicar como instalar e utilizar este utilitário em sistemas operativos baseados em Debian. No meu caso, instalei num computador com Linux Mint e no outro com Caixa Mágica 16.

Resumo das funcionalidades:
  • Partilhar o teclado e rato entre vários computadores.
  • Multiplataforma - funciona com vários tipos de sistema operativo.
  • Partilha da área de transferência - pode fazer copiar e colar entre os vários computadores.
  • Livre (open source).
  • Facilidade de alternar entre os vários ambientes - apenas arrastando o rato.

Instalação:
apt-get install quicksynergy

Nota: O Quicksynergy é a componente gráfica do Synergy, que aconselho, caso contrário, podem instalar apenas o Synergy, mas têm do o configurar e utilizar em linha de comandos.

Iniciar o Synergy:
Se não estiver no menu, pressionem Alt+F2 para abrir a execução de programas  e escrevam quicksynergy -> Executar.

Configurar:

Exemplificando um pequeno cenário composto por um computador de secretária (computador) e um computador portátil (portátil).
1. Iniciam-se nos dois computadores o quicksynergy.
2. No computador principal (o que tem o teclado e rato) só precisam de colocar a correr o serviço no botão Execute no separador Share. Na figura seguinte é apresentado o quicksynergy do lado do computador principal, onde as palavras esquerda, cima, direita e baixo definem o nome da sessão a que o computador portátil irá ligar. 

3. No computador cliente, ou seja, no computador portátil, a configuração é feita no separador Use. Depois de especificado o endereço IP é só fazer a ligação no botão Execute.


Este utilitário foi sugerido 
pelo nosso seguidor Adaíl Oliveira.

0 comentários: