31/03/2013


Os benefícios de um sistema operativo limpo de pacotes indesejados é algo que se deve ter em conta. Alguns que costumo destacar são maior velocidade, mais memória e disco livre e ainda maior segurança.Maior segurança, do ponto de vista que quanto menos coisas houver a correr no sistema operativo menor é o risco de usurpação do nosso sistema.

O CentOS é uma das distribuições mais seguras e estáveis que conheço, até porque é construída a partir das fontes de uma distro comercial - o Red Hat. Apesar de haver a possibilidade de instalar o CentOS através dos ISO em formato DVD (que ocupam alguns Gigas), eu prefiro instalar através da instalação mínima do Centos, porque são só alguns Mega Bytes e principalmente porque instala os pacotes realmente necessários - sem lixo, isto é, pacotes que não necessitamos.

instalação mínima do CentOS, é tão mínima (:P) que nem sequer traz a ferramenta "Setup" que tanto jeito dá para configurar a rede, teclado ou mesmo a firewall, nem tão pouco o "Man" (acreditam nisto :P).

Assim deixo-vos aqui a forma de os poderem instalar. Apenas têm de correr os seguintes comandos:

# yum install setuptool system-config-network-tui system-config-firewall authconfig ntsysv man


Caso não tenham um serviço DHCP a correr na rede, antes de conseguirem executar o comando anterior precisam de configurar a rede (IP estático). Mas sem o "Setup" é preciso fazê-lo manualmente. Editam o ficheiro ifcfg-eth0 e atualizam as configurações conforme apresentado em baixo.

# vi /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0

DEVICE=eth0
ONBOOT=yes
NM_CONTROLLED=yes
BOOTPROTO=none
IPADDR=192.168.0.100
NETMASK=255.255.255.0
DNS2=192.168.0.1
GATEWAY=192.168.0.254
DNS1=192.168.0.2

Depois de gravar o ficheiro, reiniciam o serviço de rede:
# /etc/init.d/network restart

O ficheiro ifcfg-eth0 pode ser diferente na vossa máquina, pois a vossa placa de rede pode ter outro nome, por exemplo ifcfg-eth1! Para verificarem qual a placa de rede que têm corram o seguinte comando para mostrar as interfaces de rede em baixo (desativadas):

#ifconfig -a


Se não quiserem editar o ficheiro ifcfg-eth0 para configurar a rede! Porque não vos apetece ou porque não gostam de editar ficheiros com o "VI" (:P), deixo-vos uma alternativa:

# ifconfig eth0 192.168.0.100 netmask 255.255.255.0

De seguida configuraram a porta de ligação (gateway), isto é, adicionar uma rota por defeito para o IP do router.

# route add default gw 192.168.0.254
O terceiro passo para conseguirmos chegar à internet é configurarmos o servidor de DNS. Para isso, editamos o ficheiro /etc/resolv.conf e adicionamos o "Nameserver IP__do_Servidor_de_DNS".

# vi /etc/resolv.conf
nameserver 192.168.0.1
ou
echo "nameserver 192.168.0.1" > teste.conf (se não quiserem usar o VI :P)

Depois podem então instalar os pacotes que indiquei mais acima e configurar de novo a rede com a ferramenta "Setup", pois a configuração com o ifconfig é temporária (perde-se com o reinicio do computador).

Eventualmente podem necessitar de editar o ficheiro ifcfg-eth0 para alterar a diretiva ONBOOT para "yes" - para a placa iniciar ativa quando se reiniciar o sistema operativo.

# vi /etc/sysconfig/network-scripts/ifcfg-eth0
ONBOOT=yes








0 comentários: