10/05/2010

Como embutir legendas em filmes Divx com Linux



É pena que as Playstation 3 não tenham a capacidade de ler DivX com legendas externas, ou seja, legendas num ficheiro de texto. É uma clara opção da Sony, mas felizmente existe alternativa.
Venho assim, apresentar um pequeno tutorial que apesar de ser
direccionado a sistemas operativos Linux, serve também para quem usa Windows ou MAC. A ferramenta que vou falar é nativa de Windows, logo, para correr em Linux, é preciso terem o Wine Instalado.

Requisitos para SO Linux:
- Legendas do filme em formato .srt;
- Wine instalado.

Tutorial:
1 - Descarregar o AVIddXSubs.zip;
2 - Descompactar o ficheiro descarregado;
3 - Na pasta descompactada, executar o AVIAddXSubs.exe;
4 - Colocar a pasta que contém o filme na caixa de texto - c:\pasta_do_filme (ver figura). Ou então poderão especificar mesmo o filme que pretendem  embutir as legendas - c:\pasta_do_filme\filmecaseiro.avi|c:\pasta_do_filme\filmecaseiro.srt. O simbolo pipe (| <- este) faz a divisão entre o caminho do filme e o caminho do ficheiro das legendas.
5 - Esta pequena ferramenta é composta por dois separadores de configurações. A seguir, deixo-vos uma figura do separador "Configurações 1" já com algumas alterações. Cabe a cada um fazer experiências até obter o resultado que pretendendido.

6 - Provavelmente, na PS3 terão que seleccionar a opção legendas quando iniciarem a reprodução do filme, pois estas são inseridas através de codec, não ficando sempre visíveis.

7 - Por último, se tiverem alguma dúvida apitem :P, quero eu dizer comentem, que eu tento responder.


2 comentários:

Xptohz3_turbo disse...

O ffmpeg tb faz o mesmo. E tem a vantagem de converter de qualquer formato para qualquer formato com ou sem compressão, etc.

Paulo Gomes disse...

Oi, obg pela dica, tenho de experimentar :)