27/08/2008

Sistemas de pacotes

Uma das maiores dificuldades na adaptação a qualquer uma distribuição Linux, é compreender o seu sistema de instalação de pacotes.
No K/Ubuntu, isto é, na distribuição do momento :P, o gestor de pacotes é o APT-GET (não desfazendo das outras distribuições, mas esta é a que estou a usar). A dita ferramenta gere pacotes Debian Packeg - DPKG, que como se pode ver, foi um sistema adoptado da distribuição Debian, aliás como todo o Ubuntu.
Em Windows, o normal é instalar a aplicação através de um suporte amovível (CD, memórias flash, etc) ou descarregar a aplicação da Internet e depois instalar. No Linux pode-se fazer exactamente da mesma forma, mas o que difere é a possibilidade de instalarmos aplicações através de repositórios algures na Internet (bom não é!). Os repositórios são locais onde estão guardados inúmeros programas, ferramentas, utilitários para Linux., etc...
Normalmente os repositórios diferem de distribuição para distribuição. Mais tarde, será apresentado aqui um tópico sobre alguns repositórios extras (i.e. repositórios não oficiais para K/Ubuntu).
Desta forma, evitamos de os ter guardados em CD's, DVD's, discos de "TeraGigas", disquetes :), entre outros...
Na a distribuição Kubuntu, vem disponibilizado o Adept Installer que não é mais que uma interface gráfica para o apt-get. Basta-nos entrar nesta ferramenta (é o atalho com a descrição que Adicionar/Remover Programas) e inserirmos o nome na aplicação, ou apenas as letras inicias, e siga...
Como se pode verificar, na figura seguinte procurou-se um programa tipo Mensageiro, o Emesene, para instalar.

Outro gestor de pacotes muito bom (mesmo superior ao Adept) é o Synaptic. Este pode-se instalar em várias distribuições (Ubuntu, Kubuntu, Suse, CM, etc...). Mas sobre este gestor haverá em breve um tópico somente sobre ele.

0 comentários: