30/08/2011

Caixa Mágica

Como sou um adepto do Debian, não podia deixar de testar a nova versão do Caixa Mágica (CM16) baseada neste sistema operativo (SO). Há cerca de 2 meses instalei no meu PC de secretária e hoje instalei-no no meu portátil.
As primeiras impressões que fiquei é de um SO completo já com a ferramenta
de escritório Libreoffice 3.3, sistema de ficheiros EXT4, Firefox 4.0, Gestor de fotografias Shotwell, Reprodutor de Música Banshee e Detecção automática de drivers proprietárias.
Para mensagens instantâneas (IM) vem incorporado o Empathy que me surpreendeu esta nova versão pela interface simples e agradável e a possibilidade de ligar a vários sistemas de IM. Com o Gwibber podemos adicionar contas de difusão como o Twitter, o Facebook e o identi.ca, proporcionando uma ferramenta comum para interagir com estas redes sociais.
O Centro de Software Caixa Mágica está muito bem jogado como ferramenta de gestão de pacotes. Está organizado por categorias e ainda tem uma parte dinâmica de recomendações.
O que é que eu posso dizer mais?! Experimentem e vão ver que vão gostar.


2 comentários:

Filipe Batista disse...

Boas,
E a nível de repositórios como é que isso está?
Já agora estás usar com o KDE ou Gnome?
Abraço

Paulo Gomes disse...

Oi Filipe... a nível de repositórios impecável... é tudo o que o Debian tem, e claro podes adicionar outros (ubuntu, etc...). Ainda tens a vantagem da própria aplicação (centro de software CM) dar para instalar aplicações (tipo synaptic), com app recomendadas, novas, historico. Quando instalas um .DEB pode instalar a partir deste centro de software CM.
Estou a usar o Gnome :)
Até ver estou a gostar :D
1a