21/08/2009

Dropbox - Como instalar em Linux (Debian)

O Dropbox é uma ferramenta que sincroniza ficheiros entre vários computadores, tenham eles, Linux, Windows, MAC, ou mesmo iPhone*.
O funcionamento é muito simples, e passa por existir um serviço a correr em memória que sincroniza uma pasta seleccionada durante a instalação com um servidor remoto. Assim, sempre que se dá uma alteração dentro dessa pasta, o serviço vai sincronizar com o servidor do Dropbox. E mais, podem ter o serviço do Dropbox instalado em vários computadores, e assim, terem a informação sempre sincronizada.

*Até à data que este artigo foi publicado a versão para iPhone ainda se encontrava em desenvolvimento.


Instalação

(1) Registem-se através do seguinte endereço e têm acesso a 2GB de storage:

https://www.getdropbox.com/referrals/NTM0MjE3Njk

1ª Opção: Instalação manual:

(2) Descarregar o Dropbox neste endereço: https://www.getdropbox.com/downloading. Se for para instalar no Debian podem tirar a versão para Ubuntu que à partida funciona. No meu Debian (Lenny) com KDE4 funcionou bem.

(3) dpkg -i nautilus-dropbox_0.4.1-1_i386.deb

Continuar no passo (5)

2ª Opção: Instalação via repositórios:

(2) Editam /etc/apt/sources.list e acrescentam no fim a seguinte fonte:

deb http://www.getdropbox.com/static/ubuntu gutsy main

(3) Executam o comando aptitude update (semelhante a apt-get update)

(4) aptitude install nautilus-dropbox

(5) Iniciam o Dropbox a partir do menu Internet (em principio é aqui que fica o icon depois de instalado), e seguem o assistente de configuração/instalação. Se tiverem dúvidas nesta fase digam.

(6) Depois de concluída a configuração, é só copiarem "cenas" para pasta que escolheram para o Dropbox e a sinconização com a vossa storage de 2GB no servidor iniciará.


...e lembrem-se que podem instalar o Dropbox em mais computadores, e terem assim, toda a informação sincronizada entre si, porreiro, não é :)


0 comentários: