27/05/2009

Desactivar o sudo (Se faz favor)


Se não gostam (como eu) de estar sempre a utilizar o comando "Se faz favor" do Linux, isto é, "sudo", e ainda por cima é preciso inserir uma senha de utilizador! Que chatice, não acham?!
Portanto, para se desactivar a solicitação da senha quando se comuta para root, pode-se fazer o seguinte:

1 - sudo visudo
# User privilege specification
root ALL=(ALL) ALL

(Descomentar a linha anterior)

2 - adicionar o vosso utilizador ao grupo sudo em /etc/group

3 - Daqui em diante, sempre que forem à linha de comandos, é só fazerem sudo su, e já não vos é solicitado senha :)

Atenção: A equipa Aventux, não aconselha efectuar esta alteração em servidores, onde a segurança se deve ter muito em conta. Agora em estações de trabalho não é tão grave, de qualquer forma, é por vossa conta e risco.

Nota: Isto foi testado em Debian. Penso que também funciona em distros baseadas neste (Ubuntu e outros). Outras distribuições não-Debian também devem ter um processo muito idêntico.

Para concluir deixo mais uma dica. Depois de efectuar as configurações acima descritas, conseguem configurar um atalho do menu de programas de forma que não seja pedido senha, colocando sudo antes do comando. Posso dar como exemplo o Synaptic. Este ao iniciar pede sempre senha de root, então, deve-se editar a configuração do atalho e alterar o campo onde aparece "Comando: synaptic", para "Comando: sudo synaptic".



0 comentários: