11/10/2008

Trabalhe na shell com o Yakuake


O Yakuake, é para mim, a melhor forma de aceder rapidamente à shell do Sistema Operativo. É só pressionar a tecla F12 e desce logo uma "cortina" com a consola da linha de comandos (uau).
Este aplicativo foi desenhado para trabalhar sobre KDE, embora também se consiga instalar em Gnome, mas com possíveis problemas.

Este nome engraçado, Yakuake, vem de "Yet Another Kuake KDE Terminal Emulator", que em português deve ser qualquer coisa do género: "Ainda outro Emulador de Terminal KDE Kuake". Se arranjarem uma tradução melhor, vá deixem aqui uma "posta de pescada", i.e. um comentário :)...

Funcionalidades
Na figura (mais acima) podem ver o meu ambiente de trabalho com a cortina (Yakuake), onde executei um comando para listar ficheiros (ls).
Têm a possibilidade de configurar o tamanho da "cortina", seleccionar máscaras (skins), e ainda a recolha automática da "cortina" (Keep fpen fhen focus is open).
É possível ainda terem várias shell, e para isso, podem clicar no "+" do lado inferior esquerdo.

Instalação

Podem instalar a partir dos repositórios do K/Ubuntu, via Synaptis ou Adept Installer.

Apreciação Aventux
Imprescindível (esta palavra diz tudo) para quem trabalha em linha de comandos.


Endereços
Sitio Web Oficial

Descarregar


Mensagem Politica

Não posso deixar de aproveitar esta publicação, uma vez, que no meu pano de fundo está explicito uma mensagem alusiva ao caso de Olivença. Muito sucintamente, Olivença é uma terra alentejana (portanto Portuguesa) que está ocupada ilegalmente pelos espanhóis! Se tiverem curiosidade não deixem de ler o seguinte endereço: http://www.olivenca.org/.


5 comentários:

Nuno Miguel disse...

Sabes se funciona no Mandriva?
Vou experimentar e depois digo algo.

Em ralação ao caso Olivença, é triste viver num país que, além de não cuidar dos seus filhos, ainda deixa que lhe roubem território.

É o que temos, nada a fazer...

abraço

Paulo Gomes disse...

ei... em principio funciona desde que tenhas o ambiente KDE :)
Mas experimenta e dp diz qualquer coisa...
1abr

Musico da Tasca disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anónimo disse...

Boas,
Gostaria de recomendar para GNOME,o Tilda http://tilda.sourceforge.net/wiki/index.php/Main_Page e ainda o Guakehttp://www.guake-terminal.org/". Este último o melhor para mim. Já agora deixo aqui mais uma sugestão, o Banshee http://banshee-project.org/ leitor multimedia mt bom :)
Abraço

Paulo Gomes disse...

Viva Filipe,
obrigado pelo comentário e pelas recomendações... vou testar esses utilitários :) tal como já testei alguns que me recomendaste pessoalmente :)

1abr